"MISSIONÁRIO DOENTE NO MEIO DOS DOENTES"

PADRE JOSÉ CALVI NO SANATÓRIO - São Sebastião, na cidade de Lapa, PR

Olá amigos, leitores e devotos do Servo de Deus, padre José Calvi. O Sanatório onde ele conviveu tem algumas curiosidades, momentos, fotos que gostaria de apresentar/enriquecer mais a vida do santinho.

A ASSISTÊNCIA AOS DOENTES
Padre José Calvi sempre frágil e com saúde precária, no ano de 1928, acometido por tuberculose, foi internado no Sanatório São Sebastião, na cidade de Lapa, PR, onde passará praticamente o resto de sua vida em tratamento e dedicando-se na assistência aos doentes que com ele conviviam.

HOSPITAL/SANATÓRIO SÃO SEBASTIÃO [1]
Na década de 1940 surgem os primeiros medicamentos para o tratamento de tuberculose. O São Sebastião estava em pleno funcionamento, e a instituição chegava a contar com mais de 400 pacientes internos, muitos eram crianças.  Em 1952, quando o hospital completou 25 anos, novas alas foram inauguradas e se estimava que nos primeiros anos mais de cinco mil pacientes já haviam passado pelo local.

HOSPITAL DE REFERÊNCIA [1]
O hospital era referência no tratamento da doença, e vinham pessoas de todas as cidades do Paraná, e de outros Estados para realizar o tratamento na Lapa. Segundo funcionários antigos, até uma índia da Amazônia que contraiu tuberculose chegou a ficar internada no São Sebastião.

O tratamento durava às vezes mais de cinco anos, e muitos dos internos quando se curavam não iam embora da Lapa. Arranjavam emprego, formavam família e seus descendentes continuam por aqui. No ano de 2001 o São Sebastião foi reconhecido como ponto de referência para o tratamento de tuberculose multirresistente.


FONTE DE PESQUISA: CANAL DA CIDADE [1]

https://canaldacidade.com.br/hospital-regional-da-lapa-sao-sebastiao-completa-90-anos/

FOTO: DIVULGAÇÃO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração para obter a intercessão do Pe. José Calvi

BIBLIOTECA PADRE JOSÉ CALVI

OS SANTOS E O ESCAPULÁRIO